CLAUDINHA MENDES
  • Blog
  • Sobre mim
  • Contato



EU QUERO! EU POSSO! EU CONSIGO!

Você possui a dose certa do Hormônio da Motivação ? Essa resposta pode te ajudar a descobrir a razão de você estar motivado ou não. 

1/7/2017

1 Comment

 
Imagem

O livro O corpo fala de Pierre Will e Roland Tompakow , aborda um tema de grande relevância na vida do ser humano que é a linguagem corporal. A Forma com que o corpo se comunica.
Muitas são as formas que o ser humano possui de comunicar-se e o corpo é uma delas.
Já percebeu quando uma vendedora de loja te recebe com um sorriso no rosto, voz agradável e postura otimista?
Desperta a vontade de comprar até mesmo não gostando do produto.
E o contrário? Quando a vendedora te recebe com ombros baixos, semblante fechado, voz baixa e desânimo?
Você pode querer muito o produto, mas desiste muitas vezes sentindo-se desrespeitado e desvalorizado.
 
“A neurociência do comportamento é o estudo que busca compreender as bases biológicas da nossa consciência e de nossos processos mentais, pelos quais ocorrem todas as nossas ações.
Isso não implica apenas em aspectos motores e psicológicos, mas também nas ações mais complexas de nosso corpo como aprendizado, memória, cognição, autoconsciência, intelecto e personalidade. E as mais simples também como os cinco sentidos, o ato de andar, falar, comer.”
(Fonte: Instituto Brasileiro de Coaching)
Cada hormônio produzido em nosso corpo é responsável por uma função e determina a mudança do estado atual do individuo para o estado desejado que pode ser conquistado através do estímulo da produção do hormônio correto para cada emoção, a exemplo do neurotransmissor dopamina para motivação.
Compartilho abaixo com vocês um estudo muito esclarecedor de autoria do Dr. Roberto Franco do Amaral Neto sobre Dopamina, a molécula da motivação;
A dopamina tem sido chamada de nossa “molécula da motivação.” Ele aumenta o nosso direcionamento, foco e concentração.
Ela nos permite planejar com antecedência e resistir aos impulsos, para que possamos alcançar nossos objetivos. Nos dá a sensação do “Eu fiz isso!” quando realizamos o que nos propusemos a fazer. Faz-nos competitivos e proporciona a emoção da “caçada” em todos os aspectos da vida – negócios, esportes, amor…
A dopamina é responsável pelo nosso sistema de prazer e recompensa.Ela nos permite ter sentimentos de prazer, felicidade e até mesmo euforia. Mas pouca dopamina pode deixar-nos fora de foco, desmotivados, apáticos e até mesmo deprimidos.
 
 Os sintomas de deficiência de dopamina
 
Pessoas com baixas concentrações de dopamina carecem de entusiasmo pela vida. Elas apresentam baixo consumo de energia e motivação e muitas vezes dependem de cafeína, açúcar, ou outros estimulantes para passar o dia.
Muitos dos sintomas comuns da deficiência de dopamina são semelhantes aos da depressão:
·         Falta de motivação
·         Fadiga
·         Apatia
·         Procrastinação
·         Incapacidade de sentir prazer
·         Baixa libido
·         Problemas de sono
·         Mudanças de humor
·         Desespero
·         Perda de memória
·         Incapacidade de se concentrar
 
 Como aumentar a dopamina naturalmente
 
Há uma abundância de formas não saudáveis para aumentar a dopamina. Mas você não tem que recorrer ao “sexo, drogas e rock’n’roll”, para aumentar seus níveis de dopamina. Aqui estão algumas maneiras saudáveis e comprovadas para aumentar os níveis de dopamina naturalmente.
 
Aumente a Dopamina com Exercícios
 
O exercício físico é uma das melhores coisas que você pode fazer para o seu cérebro. Ele aumenta a produção de novas células cerebrais, retarda o seu envelhecimento e melhora o fluxo de nutrientes para o cérebro. Ele também pode aumentar seus níveis de dopamina e os neurotransmissores do “bem-estar”, serotonina e noradrenalina.
Dr. John Ratey, psiquiatra renomado e autor de “Centelha: A Revolucionária Nova Ciência do Exercício e do Cérebro”, estudou extensivamente os efeitos do exercício físico sobre o cérebro. Ele descobriu que o exercício aumenta os níveis basais de dopamina, promovendo o crescimento de novos receptores nas células cerebrais.
A dopamina é responsável, em parte, pela elevada experiência dos corredores profissionais. Mas você não precisa se exercitar vigorosamente para aprimorar seu cérebro. Fazer caminhadas ou exercícios suaves, sem impacto produzem poderosos benefícios para a mente e o corpo.
 
 Alimentos que aumentam a Dopamina
 
A dopamina é feita a partir do aminoácido tirosina que vem a partir da fenilalanina . Comer uma dieta rica em tirosina irá garantir que você tenha os blocos básicos de construção, necessários para a produção da dopamina.
Alimentos ricos em tirosina:  
Todos os produtos de origem animal Amêndoas Maçãs Abacate Bananas Beterrabas Cacau Café Favas Vegetais de folhas verdes Chá verde Feijão Farinha de aveia Vegetais marinhos Gergelim Sementes de abóbora Cúrcuma Melancia Gérmen de trigo Alimentos ricos em probióticos naturais, como iogurte natural , kefir, e chucrute cru também podem aumentar a produção da dopamina natural. De forma peculiar, a saúde de sua flora intestinal afeta sua produção de neurotransmissores. Uma superabundância de bactérias nocivas deixa subprodutos tóxicos chamados lipopolisacarídeos que reduzem os níveis de dopamina. Leia mais sobre isso no post sobre Desbiose Intestinal.
O açúcar foi relacionado com o aumento da dopamina, mas este é um aumento temporário, mais do tipo eliciado pela droga do que pela comida.
 
Criar metas de curto e longo prazos
 
A dopamina é liberada quando se atinge um objetivo. Ter apenas metas de longo prazo é frustrante, então defina tanto metas de longo quanto de curto prazo. Metas a curto prazo não tem que ser algo grande. Eles podem ser tão simples como tentar uma nova receita, esvaziar sua pasta de e-mails, a limpeza de um armário, ou, finalmente, aprender a usar um novo aplicativo para o seu celular.
Transforme as metas de longo prazo em pequenas metas de curto prazo para dar a si mesmo aumento de dopamina ao longo do caminho.
  
Aceite novos desafios
 
Conseguir uma promoção é um grande impulso de dopamina, mas isso não acontece muito frequentemente! Mas você pode criar suas próprias recompensas de dopamina, definindo uma meta e em seguida, dar pequenos passos em direção a ela todos os dias. Isso pode ser começar um novo programa de exercícios, aprender francês, ou desafiar a si mesmo a ir para casa do trabalho de forma diferente a cada dia, de preferência sem o uso de seu GPS.
De acordo com a Dra. Breuning, trabalhando com metas, sem falhar por 45 dias, você estará treinando o seu cérebro para estimular a produção de dopamina de uma nova maneira.
(Fonte: http://www.robertofrancodoamaral.com.br)
É possível sair de seu estado atual (indesejado) e alcançar seu estado desejado a partir de ações empreendedoras em sua vida.
Saia da zona de conforto, desafie a si próprio cuidando de sua saúde mental, física, emocional e exercite a auto-motivação.
Se você quiser, você pode e consegue!
Saudações Inspiradoras.
Claudia Mendes
 
 
 
 

Imagem
1 Comment
Almenara
1/7/2017 12:40:37

Minha amiga Claudinha, meus parabéns pela matéria, muito oportuna e de grande valia para os nossos dias, pois vivemos tempos de grande variação de "neuros", provocadas na maioria de vezes por fatores "desconhecidos".
Como vimos, muitos problemas que podem ser solucionados sem tanta dependência da "FARMA". Formas simples, naturais e prazerosas, que não são utilizadas por mero desconhecimento, que foram oportunamente abordados em tão poucas linhas, que nos levam a um diversidade de alternativas que sempre chegará ao ponto crucial, nossa MENTE. De igual modo tudo isto nos faz voltar a MÁXIMA, que afirma de forma categórica: POSSO TODAS AS COISAS "NAQUELE" QUE ME FORTALECE.... Quem tem te fortalecido? Parabéns...e parabéns... continue... já valeu a pena!

Reply

Your comment will be posted after it is approved.


Leave a Reply.

    Imagem

    ​Claudia Mendes

    Produtora de conteúdo, escritora e profissional de Administração.
    Uma mãe realizada, apaixonada pela vida e movida pela fé.

    ​Conheça minhas poesias em 
    https://www.recantodasletras.com.br/autor.php?id=206289

    Clique aqui para editar.
    Saiba mais...

    Imagem

    Posts

    June 2023
    September 2021
    July 2020
    August 2019
    June 2019
    April 2019
    March 2019
    June 2018
    April 2018
    March 2018
    February 2017
    January 2017
    December 2016
    November 2016

Powered by Create your own unique website with customizable templates.
  • Blog
  • Sobre mim
  • Contato